top of page
Foto do escritorAutor convidado

Vamos fazer um lapbook?

PROJETO DE LEITURA REALIZADO NA ESCOLA WILLY OSCAR KONRATH, EM SAPIRANGA

Juliana Aparecida Soldatelli Pelissari


Artigo acadêmico publicado originalmente em "Experiências criativas na Educação: Relatos do FIC-RS, 5a Edição do Festival de Invenção e Criatividade. Link https://www.pimentacultural.com/livro/experiencias-criativas/



APRESENTAÇÃO


A palavra lapbook vem do inglês: “lap”, referente a “colo”, e “book” traduzido por “livro”: livro de colo. É uma ferramenta interativa composta por vários outros mini books: “livros” menores, apresen- tando ilustrações, dobraduras, desenhos, imagens, gráficos e o que mais a criatividade mandar.


Com esta proposta, os alunos do oitavo ano da E.E.E.F. Willy Oscar Konrath, de Sapiranga, nas aulas de Língua Portuguesa da professora Juliana Aparecida Soldatelli Pelissari, confeccionaram seus lapbooks após a leitura do livro de João Pedro Roriz: "O Mistério das Quatro Estações". O lapbook é construído com vários elementos e informações da história, dispostos em uma cartolina dobrada em três partes (nome do livro, autor, biografia do autor, resumo, personagens, assuntos abordados, lições transmitidas, parte que mais gostou, parte que mudaria, cenários importantes, etc.).


Tudo isso apresentado de uma forma criativa, colorida e interativa, utilizando materiais e recursos diversos, como: desenhos, recortes ou impressão de imagens, dobraduras, folhas coloridas, entre outros.


APRENDIZAGEM CRIATIVA EM AÇÃO


Por meio desse projeto, os alunos se tornaram protagonistas do processo de aprendizagem, produzindo uma releitura da obra literária de forma lúdica, criativa e interativa e, após, compartilhando o resultado dos trabalhos à comunidade escolar.


Os jovens estudantes mostraram-se muito criativos e envol- vidos em tornar o lapbook uma ferramenta interativa, inovando na forma de apresentar a leitura de um livro, saindo das tradicionais fichas de leitura e resenhas. Imagina um livro se desdobrando em várias camadas, em que se pode manusear ou mover os elementos, e em que cada aba ou envelope abertos revelam uma surpresa sobre a história, além de tudo muito colorido: esse foi o resultado do projeto de leitura. A criatividade, na construção do lapbook, é explorada atra- vés de recursos que voltam ao conceito do “fazer manualmente”, dis- tanciando os estudantes das “telas” de smartphones e computado- res, possibilitando o “criar” algo que remete aos elementos da história usando desenhos, pinturas, dobraduras, imagens e outros materiais.


 

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS


O projeto tem como objetivos principais incentivar a prática e compartilhamento da leitura de modo lúdico e autônomo; contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos; estimular a criatividade e a imaginação; aprimorar a escrita e a compreensão leitora; aumentar o vocabulário; desenvolver a oralidade e a escuta respeitosa e possibilitar o trabalho em equipe, desenvolvendo res- peito, empatia e cooperação.

 

CONTEÚDOS ABORDADOS


Alguns objetos do conhecimento envolvidos no projeto são: procedimentos de apoio à compreensão; tomada de nota; estraté- gias e procedimentos de leitura; adesão às práticas de leitura; leitura, apreciação e réplica; textualização; estratégias de escrita, revisão e edição; elementos notacionais da escrita; usar adequadamente fer- ramentas de apoio à apresentações orais; dentre outros.

 

HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E ATITUDES


Várias habilidades da BNCC foram contempladas neste projeto, dentre elas: EF67LP22, EF67LP27, EF67LP28, EF35LP21RS45-1, EF67LP27RS-1, EF05LP2, EF67LP24, EF69LP46RS-1. Dentre as competências gerais da BNCC, pode-se encontrar neste projeto: ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multisse- mióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimen- tos; estimular o pensamento criativo; aumentar o repertório cultu- ral; aprimorar a comunicação e ampliar a capacidade de expressão artística e linguística; etc.

 

NÍVEL DE ENSINO


O projeto “Vamos fazer um lapbook?” foi desenvolvido em turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental, abrangendo estudan- tes na faixa etária de treze anos. Porém, a atividade pode ser aplicada amplamente, tanto na educação infantil quanto nas séries iniciais ou finais do ensino fundamental, e também no ensino médio. Pode ser enquadrada e adaptada para qualquer assunto, de qualquer área do conhecimento, sendo uma ferramenta muito versátil no processo de ensino e aprendizagem.

 

TEMPO ESTIMADO


Por tratar-se de um projeto de leitura, envolve um tempo de aproximadamente 30 dias, desde o início da leitura até a apresenta- ção final do lapbook, incluindo a apresentação oral.

 

MATERIAIS UTILIZADOS


O desenvolvimento do projeto tem como ponto de partida a lei- tura de uma obra literária, neste caso, “O mistério das quatro estações”, do escritor João Pedro Roriz. Para a confecção do lapbook, foi usada uma cartolina dobrada em três partes, formando duas abas que podem ser abertas; cola; tesoura; desenhos; recortes ou impressão de imagens; dobraduras; folhas coloridas; canetinhas; lápis de cor; barbantes; etc. E muita criatividade. A Figura 2 ilustra fotos dos lapbooks produzidos.

 

 

 

REFERÊNCIAS E LINKS RELACIONADOS


RORIZ, João Pedro. O Mistério das Quatro Estações. 2ª edição. Porto Alegre, RS: Editora BesouroBox, 2020. Disponível em: https://www.joaopedrororiz.com/


Escola Willy Oscar Konrath inova ao ler O mistério das quatro estações. Disponível em: https://www.joaopedrororiz.com/post/escola-willy-oscar-konrath-inova-ao-ler-o- mist%C3%A9rio-das-quatro-esta%C3%A7%C3%B5es


Como fazer um lapbook? Disponível em: https://www.melhorescola.com.br/artigos/ lapbook-o-que-e-e-como-fazer-um.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page