A depressão e o luto são temas referenciais no curso "A Clínica do Trauma e da Tanatologia"
O Centro de Estudos de Terapia e Psicanálise - CETEP e o Instituto Vida e Psicanálise lançaram em parceria o curso "A Clínica do Trauma e Tanatologia" em modalidade EAD.
O curso livre de especialização possui 10 módulos com um total de 20 vídeo-aulas e material didático inédito. Aborda os traumas psicológicos e os manejos terapêuticos que focam na ressignificação de conflitos, tragédias, contínuo abuso e perdas. A atividade é realizado a partir de aulas gravadas e tutorias ao vivo.
Para o Coordenador do curso, João Pedro Roriz, o objetivo do projeto é tornar o aluno deste curso capaz de identificar e acolher vítimas de trauma e de luto, conduzir atendimentos, seja no ambiente clínico, escolar, litúrgico ou assistencialista.
- Desse modo, é possível conduzir o enlutado ou traumatizado a um novo paradigma de comunicação e de ressignificação sobre suas perdas e prejuízos - reflete o professor.
Outro objetivo do curso, segundo seu Coordenador, é ajudar novos psicanalistas a desenvolver manejos para a abordagem da chamada análise-breve com um olhar específico da Psicanálise para os traumas psicológicos, seus diferentes tipos, conceitos, características e consequências.
- ...para assim, dar repertórios para desempenho de diferentes formas de análise e de tratamento a partir da literatura freudiana e lacaniana - completa Roriz.
O período de pandemia de corona vírus provocou significativo aumento no número de pacientes nos consultórios de Psicanálise em busca de conforto após vivências traumáticas como a perda de entes queridos, vulnerabilidade física e emocional e afastamento dos familiares, colegas e dos amigos. Para Roriz, que estudou profundamente com este tema em seu Mestrado de Psicologia, o curso sobre Trauma e Tanatologia oportuniza novo olhar sobre os períodos de crise, sobre a nova sociedade que resulta do período de distanciamento social e também sobre a morte.
- O ser humano é dotado da capacidade de se adaptar a qualquer cenário, mas essa é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que garante sobrevivência em tempos difíceis, também gera paradigmas que faz o sujeito prodigalizar as próprias energias. Foi Phillipe Ariès em seu clássico "O homem diante da morte" trouxe uma perspectiva histórica sobre a forma como lidamos com nossa finitude: enquanto as gerações antigas tinham certa familiaridade com esse tema, as nova gerações, filhas do desenvolvimento social e tecnológico, focadas no prazer e nas realizações, desacostumou a pensar com naturalidade na morte e em suas consequências - ensina Roriz.
O curso "A Clínica do Trauma e Tanatologia" servirá como base para a produção de um livro homônimo de autoria do professor-Mestre João Pedro Roriz a ser lançado em 2025.
Interessados em realizar o curso, poderá entrar em contato com o CETEP, através do telefone: 19 981616774 ou com o Instituto Vida e Psicanálise através do whatsapp 21 998885570.
Commentaires